segunda-feira, 8 de junho de 2009

Limpezas do rio potenji


"O rio Potenji é o principal rio do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Seu estuário, que desemboca no litoral de Natal, logo foi descoberto pelos primeiros colonizadores, utilizando-o para adentrar o território com suas embarcações. Denominaram-no Rio Grande, por seu vasto leito e extensão, sendo a origem do nome da então capitania hereditária do Rio Grande do Norte." (wikipédia) Bem, nosso belo e largo Rio potenji, lindo, útil e não mais tão cheiroso, aquela água espelhada, refletindo o pouco sol que apareceu na manhã de sábado 06/06/2009, aquela pequena mancha de óleo que escorria de algum enorme barco que transportava fruta, aquele saco de pipoca flutuando ao lado de uma linha interminável de folhas secas que vem do mangue e estas sim fazem alguma diferença na fertilização da coluna d'água através da sua decomposição.Lembro quando, ainda na tenra idade, ia-me caminhar mergulhado na lama de propriedades terapêuticas e pisar nas raízes pontudas que brotavam do solo lodoso de alguma Avicenia sp.(arvore de mangue) e pegava alguns Aratus pisoni (caranguejo aratu) e via com empolgação poucos Cardisoma guanhumi (caranguejo guaiamum) uma pena que dessa vez o máximo que eu vi foram muitos mosquitos conhecidos como maruins, muita formiga e Lixo, muito lixo.

Os Caranguejos do gênero Uca que dão nome ao barco escola que também promoveu a ação de limpeza, chama-maré, ainda resistem lá onde era um viveiro de camarão ao lado de isopor, garrafas de vidro, bolsas de criança, televisores da época da 2ª guerra e colchões podres. Podres poderes das administrações desta cidade que nunca atentaram para a preservação e fiscalização deste que foi a porta de entrada para os navios portugueses. Na verdade não sei como descrever-lhes as sinestesias olfativa e visual do ambiente, deixo isso a seu encargo, se não conseguir imaginar, pede uma carona a qlqr pescador do rio, você vai ver do que estou falando.

Nota linguística: A grafia correta é Potenji, pois se prescreve o uso da letra "j" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi Rio dos Camarões. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para Potengy,Potengi (mantida na sinalização ao longo do curso d'água) e Potenji(determinada pelo Acordo Ortográfico de 1943). Do mesmo vocábulo Poti vem potiguar, o que come camarões. O município cearense de Potengi, entretanto, prefere manter a ortografia tradicional e, atualmente, contrária às normas em vigor.

Nenhum comentário: